Um assunto de extrema importância quando se fala em início de preparação para um concurso público, é o foco de estudos, ou seja, qual o concurso que você vai focar e se é nele que você realmente quer dedicar dias, semanas, meses e anos de sua vida para obter a tão sonhada aprovação.
Lembro que ao ler o excelente livro do professor e Juiz Federal William Douglas pela primeira vez, fiquei muito satisfeito ao ver que aquilo que me deixava muito incomodado em não saber bem o que eu queria e qual concurso deveria ter como meta, na verdade, era um problema que deveria ser resolvido, pois ao focar uma linha de estudo para um determinado seguimento de concursos seria uma forma de aprimorar e especializar essa preparação.
Quando escrevo “focar”, não quero dizer que os amigos vão ter a obrigatoriedade de bater o pé e falar “só vou fazer concurso para Procurador do Trabalho”, quem fizer isso, não deixa de estar certo, mas é bom lembrar que é uma limitação muito grande e um risco enorme de levar bem mais tempo até a sua aprovação, na verdade, quando escrevo “focar”, tenho a real intenção de demonstrar que é importante ter linhas de concursos similares para poder aperfeiçoar o estudo, dando como exemplo: “A” tem como meta estudar para fazer concursos voltados em carreiras estaduais, pois bem, as possibilidades de “A” seriam Juiz Estadual, Promotor de Justiça, Delegado, entre outras; O interessante é notar que cada carreira citada tem suas peculiaridades, matérias mais específicas, mas que na verdade o foco da preparação é muito parecido.
Diferente se A tivesse como foco, o concurso de Juiz Estadual e Procurador do Trabalho ao mesmo tempo, seria possível passar? Claro! Existem pessoas brilhantes e que com muito esforço conseguem tais feitos, mas a preparação para pessoas normais (e me incluo dentro desse grupo), é muito mais eficiente dando um foco específico e seguindo firme nesse foco até a vitória( que para uns vem mais cedo, para outros demora mais, mas que SEMPRE vai chegar para os que não desistem no meio do caminho).
O importante é estabelecer metas seguras e firmes, pois o caminho é muito difícil, conturbado e muitas vezes doloroso, por esse motivo as metas estabelecidas tem que ser regadas de convicção e certeza, para que na primeira dificuldade os amigos não pulem do barco e abandonem o sonho almejado.
Oportunidades vão surgir, tais metas podem ser flexibilizadas por uma escolha mais viável e segura, se isso acontecer, não há problema algum nisso, muitas vezes achamos que nossa felicidade está em determinado lugar, mas na verdade encontramos ela em um lugar que nunca tínhamos imaginado, o importante é estabelecer estratégias dentro de cada situação nova para que mesmo alterando a direção das coisas o foco flexibilizado seja devidamente respeitado.
Foco, foco e foco!!!
Angelo Cruz Almeida de Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário